Folclore


O Folclore Brasileiro (F.B) é de uma grande diversidade.Entre lendas e parlendas, o povo acredita  nas mais variadas histórias, contadas e recontadas de geração em geração. As raízes da cultura popular brasileira têm influências da  cultura portuguesa, da cultura africana e  indígena.
As lendas brasileiras misturam fatos reais com fatos da imaginação e fantasia. Assim como os grandes mitos da história da humanidade, as lendas procuraram dar explicações a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Nesta página você encontrará um link para todas as postagens relacionadas ao tema, basta clicar nos títulos a seguir.

O Saci-Pererê que ilustra esta página é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. De acordo com a crença popular ele está sempre com seu cachimbo e com uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos. Ele vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora assustar os viajantes, espantar cavalos com um assobio agudo, criar dificuldades domésticas como queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas. A lenda  que data do século XVIII é de origem indígena e surgiu no sul do país, porém é muito popular e contada e recontada de norte a sul, com versões variadas que colocam este personagem ora como um ser maléfico, ora como um ser brincalhão e gracioso. A influência africana transformou a imagem do saci  em um menino negro usando cachimbo e que perdeu a perna lutando capoeira, a carapuça vermelha é influência dos trasgos da  crença do povo da região norte de Portugal, figuras rebeldes que possuem poderes sobrenaturais e usam um píleo vermelho (espécie de chapéu ou gorro). 
Como uma personagem tão popular, o Saci-Pererê aparece na arte e na Literatura Brasileira. O escritor  e jornalista Monteiro Lobato, iniciou em 1917 uma pesquisa entre os leitores do jornal  O Estado de São Paulo sobre as versões desta lenda e o resultado foi a publicação de um livro.  No cinema, o documentário de  Sylvio do Amaral Rocha e Rudá K. Andrade,  Somos todos Sacys, é o resultado de um projeto de pesquisa popular, com o testemunho de gente da terra que narra suas estórias e os depoimentos de pesquisadores, vale a pena assistir. Neste documentário os personagens lendários como o saci, o curupira, aparecem em imagens artísticas devorando abóboras, a manifestação de oposição à influência da cultura americana, por este motivo e2005 foi instituído o Dia do Saci no Brasil, comemorado no dia 31 de outubro, a fim de restaurar as figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween. De todos os depoimentos fica a constatação da contribuição de nossas raças de origem  para a construção desta lenda: ele nasceu em uma tribo indígena, foi transformado em um negro usando um gorro português, isto porque o dito popular assim afirma:

"Quem conta um conto aumenta um ponto."

CONFIRA A SEGUIR AS POSTAGENS SOBRE ESTE TEMA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares